Avançam os trâmites internos para que Santa Maria tenha uma nova perimetral, que vai ligar a BR-392, no Passo das Tropas, até a Estrada de Pains, em Camobi. No dia 31 de maio, foram abertas as propostas de licitação. Conforme o Executivo, um consórcio de empresas da cidade estaria interessado na execução do primeiro trecho da via, que contempla os dois primeiros quilômetros.
Agora, a Secretaria Municipal de Finanças aguarda um documento de formalização por escrito para continuar o andamento do processo. Somente após esta etapa é que serão divulgados os nomes das empresas e o valor. Assim, se tudo ocorrer conforme o previsto, a licitação é homologada e, posteriormente, é dada a ordem de serviço para o começo das obras.
Conforme edital, a duração do serviço será de nove meses, e o valor estimado da obra é de R$ 25 milhões. Nesta etapa, dos dois primeiros quilômetros e referente à execução de infraestrutura urbana da Avenida Perimetral, será contemplado o trecho compreendido entre a Estrada de Pains e a divisa entre os Loteamentos Galápagos e Maringá.
A obra da perimetral será feita de forma conjunta entre prefeitura e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Dessa forma, de acordo com o contrato, R$ 24 milhões do investimento serão feitos pela estatal e o restante pelo município. Há a possibilidade de se fazer contrapartidas com empreendimentos que devem se instalar próximos à perimetral.
A nova perimetral terá seis quilômetros de extensão com oito intersecções e ligará as regiões Sul e Leste de Santa Maria. A perimetral vai interligar os bairros Tomazetti, Lorenzi, Diácono João Luiz Pozzobon e Camobi e o distrito de Pains.
O projeto de infraestrutura prevê quatro pistas, sendo duas em cada lado, paisagismo e urbanização, iluminação pública, sinalização e segurança viária, ciclovias, uma em cada sentido da via, pavimentadas em concreto, passeios para pedestres em concreto e tráfego de ônibus, caminhões de coleta de resíduos e outros veículos.